Siga o azulimão no twitter.Assine nosso Feed. Curta o azulimão no facebook. Entre na comunidade do azulimão no orkut.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Os 20 anos de celular no Brasil.

nossa, os celulares são mais velhos que eu aqui na terra dos Brazucas, chegaram aqui em 1990. Antes disso, em 1973 Martin Cooper, antigo pesquisador da Motorola, realizou a primeira chamada em um celular, ligando para o rival Joel Engell, chefe de pesquisas da Bell Labs. Só pra mostrar que era um nerd e que conseguiu fazer. QUE vanglória.
O protótipo usado foi aceito comercialmente nos EUA apenas 10 anos depois. Portanto, o Motorola DynaTAC 8000X foi o primeiro celular dos EUA - pesando quase 800g, meldels, ele pesava quase um quilo O.O e medindo 25 cm de altura quase uma régua.
Okay, vamos combinar, os celulares evoluíram MUITO nesses 20 anos. Naquela época eles eram armas letais. Se jogasse um na cabeça matava. xD
Os famosos tijolões :D. E olha, que, segundo nosso mais novo amigo, Alison RAMOS, deve ser primo, naquela época quem tinha celular era esnobe, metido, exibido e tudo mais, sendo que as funções deles eram falar e . Tinham um displayzinho paia e nem sms eles mandavam, traduzindo, eram iguais a um telefone sem fio, com 60 minutos de autonomia em conversação. povinho muito conformado. --'
Finalmente algumas pessoas eram pra frente e começaram a diminuir de tamanho a partir de 1989, com a chegada do Motorola MicroTAC, que pesava 290 gramas é,diminuiu consideravelmente e tinha autonomia de até 90 minutos. Este modelo específico recebeu várias versões diferentes, que se diferenciavam por pequenas melhorias e/ou mudanças no display. Um deles foi o primeiro aparelho celular a chegar ao Brasil, em 1990. Ê, chegou à nossa pátria amada. xD
Em 1996 eles começaram a ter vibra call e mandar SMS, já era um começo. E em 1999 e 2000 os telefones ganharam internet WAP e perderam a anteninha linda. Em 2001 ganharam câmera fotográfica e em 2003 nasce o feliz 1100, o celular de pescador, com lanterninha, muito procurado até hoje. (aquilo pega até debaixo da terra e se você tacar com toda a força na parede é mais perigoso a parede quebrar do que ele parar de funcionar. Fortinho ele.) Em 2004 o V3, grande sucesso de vendas com USB, Bluetooth e 2 displays coloridos. Em 2007 sai o iPhone, tecnologia purinha, com touchscreen e mil coisas além e o N95 considerado o aparelho mais equipado do mercado com Wi-Fi, GPS, câmera 5.0 MP e muito mais. É, os tijolinhos evoluíram meeesmo, hoje se deixar ele serve até cafezinho, como diz minha ex-supervisora Maria de Lourdes Spínola.
existem alguns dados estatísticos curiosos sobre o celular:

* Entre os brasileiros, 21% preferem perder a carteira, os cartões de crédito ou a aliança de casamento a ficar sem o celular. O.O

* No Brasil, 8 em cada 10 donos de celular o usam como despertador. EU USO 60% dizem que já tomou o lugar da agenda eletrônica . para 58% dos usuários, o celular é o primeiro relógio consultado REALMENTE e para 21% ele já desbancou a câmera digital TAMBÉM.

* 6 em cada 10 donos de linhas de celular têm renda mensal de até R$480,00. Isso faz o telefone móvel um dos eletrônicos mais difundidos entre as pessoas de baixa renda no Brasil.

* Metade dos usuários de celular tem entre 14 e 30 anos. Apenas 1 em cada 10 completou 51 anos ou mais. CELULAR NÃO É PRA VELHO.

* 8 em cada 10 entrevistados haviam trocado de celular ao menos uma vez ao ano. Destes, 43% trocaram 4 vezes de aparelho nomesmo período. tem que acompanhar a tecnologia, ora.

E hoje, ouvia a Rádio Itatiaia e o locutor José Lino Souza Barros adoro ele. falava sobre algumas curiosidades ÚTEIS do celular, e vou passar pra frente:

#1 – O número de emergência em todo o mundo é 112. Este número pode ser marcado mesmo que o celular esteja bloqueado ou sem saldo.
HA, então se você me sequestrar e eu tiver um celular cê tá fudido,cara.

#2 – Fechou o carro e deixou a chave lá dentro?
Está a milhas de casa onde tem outro controle remoto para abrir o carro?
Não mande o pobre carro ir à puta que pariu, afinal a SUA memória que é fraca.
Pois bem. A solução está em fazer uma chamada para casa.
Alguém que aproxime o controle remoto ao telefone e acione-o.
Tem de manter o seu celular próximo da porta do carro.
Quando alguém em casa aciona o comando, o carro abre!!!
(Segundo muitas pessoas, funciona mesmo se você for rico e seu carro de controle remoto, né).

#3 – A bateria do celular descarregou-se. ESSA É ÚTIL.
Todos os celulares têm uma reserva de carga na sua bateria. *o*
Ao digitar *3370# automaticamente é ativada a reserva dando até cerca de 50% de energia adicional. Quando voltar a recarregar o celular automaticamente voltará a carregar esse suplemento de energia podendo ser utilizado outra vez! (será que isso funciona mesmo? Nem testei :x)

#4 – Como desativar um celular roubado.
Primeiro tem de saber o número de série do celular (IMEI).
Para o encontrar digite: *#06#. (em alguns telefones siemens, você pode fazer sequência de testes, como iluminação, toques, teclado e vibra call de alguns segundos direto. Eu lembro que eu brincava muito de barbeador com meu primo Tomás! HAHAHAHAHA coisa de doido)
Ao digitar aparece no mostrador 15 dígitos. Este é o número de série do telefone. Escreva-o e guarde-o num lugar seguro e contate a sua operadora para cancelar ou anular o telefone.
Quando dá esse número, ninguém poderá usar o telefone porque o desativaram. Mesmo que troquem de cartão não funcionará!
Não roubem meu telefone, okay? Senão vai ser à toa palhaço.

Interessante né? eu também achei. E depois de tanta evolução e estar quase servindo cafezinho, será que ele faz isso tudo mesmo?


11 comentários:

Anônimo disse...

Pri Amaral:

1100 \o/ eu tive um. =P

Alison disse...

Oi!
É muito bacana poder acompanhar essa evolução dos aparelhos celulares, que hoje em dia são bem mais que celulares!
Na época do famoso 'tijolão' era raro conhecer alguém que tivesse celular, não que fosse algo inacessível, mas era 'dispensável', em compensação, hoje, ninguém consegue mais viver sem ele! as suas funcionalidades são infinitas! ele é uma praga tecnológica, uma mania, da qual nunca iremos nos livrar! Se vemos os celulares antigos e ficamos espantados ao compara-los com os atuais, devemos estar sempre preparados para os novos avanços e novidades!
Parabéns pelo blog de vocês! Gostei bastante, bem original, vou passar sempre por aqui! espero você no meu!
Abraço.

Sílvia disse...

HAHAHAHA, pri, eu nunca tive :s
Alison, brigaada, pode ter certeza que vamos lá sim !
:*

Poeiras, Lucas disse...

Pô gostei muito do post. E de fato celular não é coisa pra velho!

Anônimo disse...

Meu pai se enbanana todo com o celular dele, e olha que é 1100 -q falando nisso, eu tive um desses com lanterninha *--* Hj to com um da samsung que eskeci o nome agora GG' mas eu gosto dele, ele tem até nome -nn Gumercindo. /ahn

Sílvia disse...

realmeente puera :)

siid, Gumercindo? HAHAHAHAHA

Gustavo disse...

pow legal gostei deste rs

Sílvia disse...

lol :)

Renato disse...

Cara, desencana todo mundo, essa da bateria NUNCA vai funcionar. É simples, estamos na época em que Smartphones estão sendo vendidos cada vez mais e a maioria para executivos. E se tem uma coisa que um executivo quer mais que 4G, Wifi, GPS, tela capacitiva com multitouch de 4.3", é definitivamente a duração da bateria. Muitos viajam muito, e precisam da bateria ali pronta a hora que precisar. Aí vocês acham mesmo que as fabricantes perderiam a chance de ter uma bateria que dura 50% mais, ou seja, destruindo as suas concorrentes (levando em conta que todos os smartphones tem a bateria hoje com a vida útil fora da tomada mais ou menos igual) escondendo esses 50% atrás de segredinhos, sendo que nem obrigatório por lei isso é? Acordem!

Sílvia disse...

adoro essas pessoas sensacionalistas. =)

Anônimo disse...

tenho motorola 1990 sen uso quero vender

Postar um comentário

Comentário, segundo o dicionário, é uma nota crítica; reparo; crítica; censura; correção.
Comentar, segundo o dicionário, é explicar, interpretando e anotando; fazer comentário a; criticar maliciosamente; analisar; inventar.

Comentem, pessoal!
Os comentários entusiasmam os autores das postagens e os dão ânimo para escreverem postagens ainda melhores e manterem o blog sempre atualizado!

Critiquem!
As críticas, sejam construtivas ou maliciosas, nos fazem crescer!

O seu comentário é publicado IMEDIATAMENTE aqui no blog. Sem passar por moderação! E vai parar como um link no twitter do azulimão!
Afinal: Censura é coisa da ditadura...

DICA! Se você tem twitter deixe seu link "@seutwitter" no comentário e quando ele for respondido você recebe a resposta no twitter! ;D

lol, você chegou ao fim da página! Esperamos que tenha gostado.
Se depois de perceber as qualidades(A) e também os defeitos (6) de cada um você ainda quiser conhecer virtualmente ou até pessoalmente os autores, acesse Sílvia e/ou Marcos; VALEU!

PAGERANK

Basicamente essa paradinha de PageRank é uma avaliação da relevância da página. Essa relevância é divulgada em uma escala de zero a 10. Observe o nosso, ele é fruto de seus acessos, caros leitores :) Pagerank 2
Medir