“Salvando-te de toda a escória ao seu redor.”
Seja rock pesado, seja MPB, seja reggae, música clássica ou pop. Vertentes de gêneros musicais só definem quem você é, seu valor social, sua identidade cultural. Afinal, o importante na verdade não é o que você ouve, e sim o que deixa de ouvir. Não deixe de carregar consigo um par de fones de ouvidos, para que nas mais variadas eventualidades você possa ligar seu “MP3 inflável” ou seu celular com “Music-Player-Salva-Vidas” e não se afogar nesse oceano de futilidades. FONES DE OUVIDO para quando a discussão no local gira em torno da novela da GLOBO ou do reality show atual.
FONES DE OUVIDO para a propaganda eleitoral atual, para que você possa se purificar e não aprender mais inúmeras formas de desmoralizar seu concorrente.
FONES DE OUVIDO para os conservadores sentados do seu lado, apoiando a pena de morte e julgando o relacionamento gay.
FONES DE OUVIDO para quando no ônibus em que você está um “malaco” usa o alto-falante do celular para ouvir funk.
FONES DE OUVIDO para quando forem discutir o aborto. Vá ouvir a sua música e só participe da discussão quando a conversa chegar à raiz do problema, e não em como contorná-lo.
FONES DE OUVIDO para se ausentar do intervalo no seu colégio/escola/faculdade onde o que predomina é a juventude apática e passiva.
FONES DE OUVIDO para assistir telejornal sensacionalista. Onde cairia bem também uma venda, tanto sangue e morte não fazem bem pra retina.
FONES DE OUVIDO para dirigir, o caos do trânsito, as buzinas, ronco de motores e xingamentos não merecem sua atenção.
Mas por favor, tire os fones de ouvido para dar atenção a um amigo. Tire os fones de ouvido quando precisarem de você. Tire os fones de ouvido perante preconceito e racismo. Tire os fones de ouvido para quem realmente merece ouvir e ser ouvido.
No fim das contas você ganhou um enorme repertório musical, ganhou cultura, ganhou consciência limpa e paz de espírito.
Lembre-se de usar o volume baixo, afinal de contas, você tem esperança de que algumas pequenas coisas continuarão a merecer sua atenção e é por elas que você preserva a sua audição.